sábado, 10 de fevereiro de 2018

EXCLUSIVO - Dados da disciplina da Liga desde 2013/2014


Ao longo desta semana,pensei em elaborar vários gráficos para comprovar quem eram as equipas mais indisciplinadas ou as disciplinadas ao longo destes últimos quatro anos. Fiz um levantamento exaustivo dos cartões amarelos e das expulsões no campeonato nacional desde a temporada 2013/2014. Comecemos então a mostrar os dados recolhidos e que estão distribuídos por quatro diferentes gráficos..

Época 2013/2014 


Dados relativos á época 2013/2014 
Ora nesta época desportiva,o Rio Ave na altura orientado por Nuno Espírito Santo,foi a equipa que mais cartões amarelos viu-lhe ser mostrados. A equipa que mais expulsões viu (duplos-amarelos e vermelhos diretos) foram as turmas do Belenenses e do Olhanense que nessa época,acabou despromovido á Segunda Liga. 

Nas contas relativas aos três grandes,o Sporting viu 82 amarelos e teve duas expulsões. O FC Porto viu 77 amarelos e teve 3 expulsões,enquanto que o campeão Benfica teve 66 amarelos (a segunda equipa mais "disciplinada") e obteve apenas duas expulsões,ambas por duplo-amarelo. 

Época 2014/2015 

Dados da temporada 2014/2015 
Esta temporada,foi a que consagrou o Benfica como o bicampeão nacional,passados uns incríveis 34 anos. No que toca a cartões mostrados,o Gil Vicente e o Penafiel foram de facto,os reis dos amarelos e também das expulsões. O Sporting teve 98 amarelos e obteve 10 expulsões,enquanto que o FC Porto foi a equipa que menos amarelos viu. No que toca a expulsões,o Benfica viu apenas duas e o FC Porto três. 

Época 2015/2016 

Dados relativos á época 2015/2016

O Marítimo nesta temporada obteve números que espantam qualquer adepto de futebol. 113 amarelos e 19 expulsões. Algo pouco comum no futebol em geral e que teve como protagonista principal,o central Raul Silva,que agora atua no Sp.Braga. 

Dos grandes,o FC Porto foi o que mais amarelos viu. O Sporting viu apenas 73,enquanto que ao nível de expulsões o Benfica teve apenas duas e os rivais 3 e 4. 


Época 2016/2017


Dados da época 2016/2017 

Na última temporada,a que viu o Benfica ser tetracampeão nacional pela primeira vez na história,curiosamente foi de novo a turma encarnada a ver menos amarelos e a só ter duas expulsões.

O FC Porto foi a segunda equipa a ver menos amarelos mas teve quatro expulsões. O Sporting foi sem dúvida aquele que mais amarelos viu dos três clubes grandes.

Dados Acumulados 

FC Porto - 292 amarelos, 6 duplos-amarelos e 7 vermelhos diretos 
Sporting - 338 amarelos, 12 duplos-amarelos e 7 vermelhos diretos 
Benfica - 280 amarelos, 6 duplos-amarelos e 2 vermelhos diretos 

Perante estes dados é fácil concluir que a maior parte dos árbitros portugueses,tinha um certo condicionamento perante o Benfica. Um clube que em quatro anos consecutivos apenas vê dois vermelhos diretos e é dos três grandes,a equipa que menos cartões amarelos vê,significa alguma coisa. 

No comparativo com o FC Porto,o FC Porto viu mais 12 amarelos que o Benfica,teve o mesmo número de duplos-amarelos e teve mais 5 expulsões por vermelho direto. 

Isto apenas são dados. Agora cada um faz a interpretação que quiser e bem apetecer. E eu..já fiz a minha! 

Sem comentários:

Enviar um comentário